Teste rápido de HIV

Teste rápido de HIV

O teste rápido é um método diagnóstico realizado a partir da coleta de uma gota de sangue retirada da ponta do dedo. O teste é gratuito, realizado de maneira sigilosa e o resultado é liberado em torno de 30 minutos, sem necessidade de pedido médico.

O  resultado tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório.

Quem deve fazer o Teste Rápido de HIV e quando deve fazer?

Qualquer pessoa!!

Ainda mais importante para quem tenha passado por alguma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido.

Importante: após a infecção, o vírus pode levar até 30 dias para aparecer no exame (isso se chama janela imunológica). Se um teste de HIV é feito durante o período da janela imunológica e o resultado der negativo,  é recomendado esperar 30 dias após a exposição e fazer o teste novamente.

Em caso de exposição a situação de risco, você pode procurar a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) Sexual. A PEP é um tratamento de urgência que deve ser iniciado em até 72 horas após a exposição.

Conheça mais sobre PEP através do link:http://observatorioaids.saude.rs.gov.br/?page_id=189

Por quê fazer o teste?

Ter um diagnóstico positivo do HIV precocemente permite que o paciente comece o seu tratamento no momento certo e tenha uma melhor qualidade de vida. Além disso, mães soropositivas podem aumentar suas chances de terem filhos sem o HIV, se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.

Locais para realizar o teste rápido em Porto Alegre

  • Qualquer Unidade Básica de Saúde (“postinho” perto de casa) de Porto Alegre possui o teste rápido. Para saber a sua unidade de saúde, basta ligar para o 156 que o serviço da Prefeitura de Porto Alegre irá lhe informar a sua unidade de referência. Sugerimos entrar em contato para confirmar as datas e horários disponíveis para realização do teste, que varia conforme a unidade.
  • Centro de Saúde Santa Marta – Sala de Testagem e Aconselhamento Rua Capitão Montanha, nº 27/5º andar, Bairro Centro (51) 3289-2912
  • CTA Caio Fernando de Abreu – Hospital Sanatório Partenon Avenida Bento Gonçalves, 3722 – Bairro Partenon  (51) 3336-1444 ou 3901-1391
  • Ambulatório Dermatologia Sanitária Avenida João Pessoa, 1327 Bairro Farroupilha (51) 3288-7650

Locais para realizar o teste rápido em outros municípios

  • Todos os municípios do estado estão capacitados para realizar o teste rápido de HIV.
  • Para realizar o teste rápido, procure a Unidade Básica de Saúde (“postinho” perto de casa). Sugerimos entrar em contato para confirmar as datas e horários disponíveis para realização do teste, que varia conforme a unidade.

Para demais informações sobre os serviços especializados em IST/HIV/Aids do estado do Rio Grande do Sul, clique no link: http://observatorioaids.saude.rs.gov.br/?page_id=1202