Teste rápido de HIV

O que é o Teste Rápido (TR) de HIV e como fazê-lo?

O teste rápido de HIV é um método que permite que em apenas meia hora o paciente faça seu teste de HIV, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário. O resultado fica pronto em 30 minutos.

Além disso, são de fácil execução e não necessitam de estrutura laboratorial. O teste rápido é realizado a partir da coleta de uma gota de sangue retirada da ponta do dedo.

O  resultado tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório.

Quem deve fazer o Teste Rápido de HIV e quando deve fazer?

O aconselhável é que quem tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido. Após a infecção pelo HIV, o sistema imunológico demora cerca de um mês para produzir anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste. Por conta disso, o mais aconselhável é que se faça o exame após esse período.

Por quê fazer o teste?

Ter um diagnóstico positivo do HIV precocemente permite que o paciente comece o seu tratamento no momento certo e tenha uma melhor qualidade de vida. Além disso, mães soropositivas podem aumentar suas chances de terem filhos sem o HIV, se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.

Onde fazer o teste?

Os testes para detectar o vírus HIV são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) sigilosa e gratuitamente 

Ao receberem o resultado, os pacientes passam por um processo de aconselhamento, feito de forma cuidadosa, com o objetivo de facilitar a interpretação do resultado pelo paciente.

Veja onde realizar: