4ª edição do Seminário de Capacitação em HIV – Aprimorando o Debate III sobre o tema “Assistência e Linhas de Cuidado”

Após a Conferência Internacional de AIDS, organizada pela International AIDS Society (IAS 2019), na Cidade do México, a Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) vai realizar nos dias 21, 22 e 23/08, a 4ª edição do Seminário de Capacitação em HIV – Aprimorando o Debate III sobre o tema “Assistência e Linhas de Cuidado” em Porto Alegre (RS). O evento é gratuito e acontecerá no Plaza São Rafael Hotel na Avenida Alberto Bins, nº 514 (Centro Histórico).

O país registrou um aumento de 21% dos novos casos de infecção por HIV nos últimos oito anos e a taxa de mortalidade por AIDS é 12 mil casos por ano. O Rio Grande do Sul é um dos piores estados brasileiros no que diz respeito à doença.  Segundo o Boletim Epidemiológico HIV/AIDS da Secretaria de Estado de Saúde-RS, embora tenha registrado uma queda de 9,4% na taxa de detecção de casos de AIDS, o estado ocupa o 2º lugar no ranking com 31,8 casos a cada 100 mil habitantes. E ainda exibe a maior taxa de mortalidade por AIDS do país (9,6 casos de óbitos para cada 100 mil habitantes) e lidera o ranking entre as capitais, com 22, 4 óbitos para cada 100 mil habitantes em Porto Alegre.

Estes dados associados ao atual cenário político brasileiro fortemente conservador atuam como um sinal de alerta. Em pouco mais de seis meses, o novo governo protagonizou o desmonte do programa de AIDS no país. E, no lugar de reforçar e ampliar a resposta brasileira – outrora exemplo para o mundo – o país tem sido conduzido a um retrocesso sem precedentes na história da epidemia da AIDS.

A 4ª edição do Aprimorando o Debate III vai propor uma atualização e reflexão sobre discussões e problemáticas no campo da assistência e linhas de cuidado para as pessoas vivendo com HIV/AIDS no Brasil. Os debates levarão em consideração os aspectos biomédicos, sociais, psicológicos e psicossociais da epidemia e trabalhando questões como direitos humanos, saúde mental, apoio jurídico, direitos sexuais e reprodutivos entre outras pautas.

A programação também incluirá exibição do documentário Pills Profits Protest: a chronicle of the Global AIDS Movement, que trata de forma apaixonante e oportuna o ativismo em defesa do tratamento do HIV/AIDS, e a participação do poeta Ramon Nunes de Melo, que organizou a antologia sobre o HIV/AIDS “Tente entender o que tento dizer”, e a escritora e poetisa trans Atena Beauvoir Roveda, autora do elogiado “Libertê: poesia, filosofia e transantropologia”.

Para esta 4ª edição, o evento vai oferecer 18 bolsas a participantes originários do Espírito Santo, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Os/as bolsistas foram escolhidos/as via processo seletivo de bolsas e receberão passagem, hospedagem e alimentação custeados pela organização.

O Projeto Aprimorando o Debate III é uma iniciativa da ABIA para a realização de quatro seminários de capacitação nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. O objetivo é abordar algumas das principais áreas de atividades relacionadas ao HIV e AIDS por meio de uma metodologia dinâmica e interdisciplinar através da participação de gestores, profissionais de saúde, pesquisadores e representantes de ONGs, redes e movimentos que atuam com a pauta do HIV/AIDS. A instituição conta também com o apoio de uma comissão local, formada por professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e PUC-RS, gestores estaduais e ativistas do Fórum de ONGs AIDS-RS.

Já foram realizados três seminários cujos temas foram considerados cruciais para a resposta à epidemia no país. São eles: “ONGs, Sociedade Civil e Mobilização Social” (no Rio de Janeiro); “Estigma, Pânico Moral e Violência Estrutural” (em Porto Alegre) e “Desafios da prevenção do HIV/AIDS e das ISTs na quarta década de epidemia (Rio de Janeiro). A atividade é uma ação da área de Treinamento e Capacitação da ABIA.

SERVIÇO

ASSUNTO: 4ª edição do Seminário de Capacitação em HIV – Aprimorando o Debate III sobre o tema “Assistência e Linhas de Cuidado”
DATA: 21 a 23/08
HORÁRIO: variado (manhã e tarde, vide programação)
LOCAL: Plaza São Rafael Hotel na Avenida Alberto Bins, nº 514

Programação:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *