4ª edição do Seminário de Capacitação em HIV – Aprimorando o Debate III sobre o tema “Assistência e Linhas de Cuidado”

Após a Conferência Internacional de AIDS, organizada pela International AIDS Society (IAS 2019), na Cidade do México, a Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) vai realizar nos dias 21, 22 e 23/08, a 4ª edição do Seminário de Capacitação em HIV – Aprimorando o Debate III sobre o tema “Assistência e Linhas de Cuidado” em Porto Alegre (RS). O evento é gratuito e acontecerá no Plaza São Rafael Hotel na Avenida Alberto Bins, nº 514 (Centro Histórico).

O país registrou um aumento de 21% dos novos casos de infecção por HIV nos últimos oito anos e a taxa de mortalidade por AIDS é 12 mil casos por ano. O Rio Grande do Sul é um dos piores estados brasileiros no que diz respeito à doença.  Segundo o Boletim Epidemiológico HIV/AIDS da Secretaria de Estado de Saúde-RS, embora tenha registrado uma queda de 9,4% na taxa de detecção de casos de AIDS, o estado ocupa o 2º lugar no ranking com 31,8 casos a cada 100 mil habitantes. E ainda exibe a maior taxa de mortalidade por AIDS do país (9,6 casos de óbitos para cada 100 mil habitantes) e lidera o ranking entre as capitais, com 22, 4 óbitos para cada 100 mil habitantes em Porto Alegre.

Estes dados associados ao atual cenário político brasileiro fortemente conservador atuam como um sinal de alerta. Em pouco mais de seis meses, o novo governo protagonizou o desmonte do programa de AIDS no país. E, no lugar de reforçar e ampliar a resposta brasileira – outrora exemplo para o mundo – o país tem sido conduzido a um retrocesso sem precedentes na história da epidemia da AIDS.

A 4ª edição do Aprimorando o Debate III vai propor uma atualização e reflexão sobre discussões e problemáticas no campo da assistência e linhas de cuidado para as pessoas vivendo com HIV/AIDS no Brasil. Os debates levarão em consideração os aspectos biomédicos, sociais, psicológicos e psicossociais da epidemia e trabalhando questões como direitos humanos, saúde mental, apoio jurídico, direitos sexuais e reprodutivos entre outras pautas.

A programação também incluirá exibição do documentário Pills Profits Protest: a chronicle of the Global AIDS Movement, que trata de forma apaixonante e oportuna o ativismo em defesa do tratamento do HIV/AIDS, e a participação do poeta Ramon Nunes de Melo, que organizou a antologia sobre o HIV/AIDS “Tente entender o que tento dizer”, e a escritora e poetisa trans Atena Beauvoir Roveda, autora do elogiado “Libertê: poesia, filosofia e transantropologia”.

Para esta 4ª edição, o evento vai oferecer 18 bolsas a participantes originários do Espírito Santo, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Os/as bolsistas foram escolhidos/as via processo seletivo de bolsas e receberão passagem, hospedagem e alimentação custeados pela organização.

O Projeto Aprimorando o Debate III é uma iniciativa da ABIA para a realização de quatro seminários de capacitação nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. O objetivo é abordar algumas das principais áreas de atividades relacionadas ao HIV e AIDS por meio de uma metodologia dinâmica e interdisciplinar através da participação de gestores, profissionais de saúde, pesquisadores e representantes de ONGs, redes e movimentos que atuam com a pauta do HIV/AIDS. A instituição conta também com o apoio de uma comissão local, formada por professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e PUC-RS, gestores estaduais e ativistas do Fórum de ONGs AIDS-RS.

Já foram realizados três seminários cujos temas foram considerados cruciais para a resposta à epidemia no país. São eles: “ONGs, Sociedade Civil e Mobilização Social” (no Rio de Janeiro); “Estigma, Pânico Moral e Violência Estrutural” (em Porto Alegre) e “Desafios da prevenção do HIV/AIDS e das ISTs na quarta década de epidemia (Rio de Janeiro). A atividade é uma ação da área de Treinamento e Capacitação da ABIA.

SERVIÇO

ASSUNTO: 4ª edição do Seminário de Capacitação em HIV – Aprimorando o Debate III sobre o tema “Assistência e Linhas de Cuidado”
DATA: 21 a 23/08
HORÁRIO: variado (manhã e tarde, vide programação)
LOCAL: Plaza São Rafael Hotel na Avenida Alberto Bins, nº 514

Programação:

6º Fórum de Saúde LGBT RS: Construindo caminhos para a Saúde LGBT no RS

O Fórum de Saúde LGBT RS tem como objetivo proporcionar espaços de discussão e debate sobre questões relacionadas à saúde de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. A 6ª edição do fórum traz como tema Construindo caminhos para a Saúde LGBT no RS e contribuirá para o planejamento das ações em saúde para a população LGBT na Secretaria Estadual da Saúde do RS para o período de 2019-2021 aliado ao projeto de pesquisa “A Política Nacional de Saúde Integral LGBT: estratégias de análise, avaliação e formação para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde” que tem como objetivo apoiar a implementação da Política Nacional de Saúde Integral LGBT na região sul do país, combatendo iniquidades e fortalecendo a consolidação do SUS. Para tanto, além da coordenação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, conta também com a cooperação do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio Grande do Sul, da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade Federal do Paraná.

Data: 31 de agosto de 2019 (sábado)
Horário: 13:30 às 17:30
Local: Auditório Escola de Enfermagem e Saúde Coletiva da UFRGS
Endereço: R. São Manoel, 963 – Rio Branco, Porto Alegre – RS, 90620-110

Programação:

13:30 – Credenciamento
14:00 – Abertura: Análise situacional dos planos estaduais de saúde 2016-2019 e a população LGBT
14:30 – Grupos de trabalho:

1) GT Implementação da Política de Saúde LGBT

2) GT Acesso da População LGBT à Atenção Integral à Saúde

3) GT Pesquisa, Ensino, Educação permanente, Educação popular em Saúde e Comunicação

4) GT Mobilização, articulação e gestão participativa

16:30 – Apresentação das discussões dos grupos de trabalho
17:30 – Encerramento

As inscrições podem ser realizadas pelo link abre.ai/forumlgbtrs ou no local.

Dez cidades do Estado participarão de programa de enfrentamento ao HIV e outras doenças

Foto: Divulgação/SES

Foi aberta nesta segunda-feira (12) uma agenda estratégica do Ministério da Saúde (MS) com dez cidades do Rio Grande do Sul consideradas prioritárias em relação aos índices de HIV/Aids, tuberculose, hepatites virais e sífilis. O objetivo é acelerar ações de aperfeiçoamento em resposta a essas doenças, melhorando as ferramentas de diagnóstico, prevenção e tratamento.

As dez cidades selecionadas são Porto Alegre, Alvorada, Canoas, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Maria, São Leopoldo e Viamão. A iniciativa teve nesta segunda-feira sua primeira reunião na Capital, reunindo gestores e profissionais dos municípios prioritários e da Secretaria da Saúde (SES), assim como representantes do controle social e Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS). A proposta foi apresentada pelo diretor do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do MS, Gerson Pereira.

A agenda estratégica a ser construída deverá refletir, de acordo com as realidades de cada localidade, prioridades como a redução da mortalidade das pessoas vivendo com HIV e a ampliação do diagnóstico e tratamento das hepatites virais, com foco na hepatite C. Também é proposta a ampliação de acesso às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento para populações-chave (trans, gays, homens que fazem sexo com homens, trabalhadores do sexo, pessoas privadas de liberdade e usuários de drogas). Em relação à transmissão de mãe para filho, é objetivo da agenda a redução desses casos de sífilis e hepatite B, assim como eliminar a transmissão vertical do HIV. A sífilis também tem as metas de ampliar o diagnóstico e tratamento dos casos adquiridos e em gestantes.

Situação dos agravos no RS

HIV/Aids
– O Rio Grande do Sul apresenta a maior taxa de mortalidade por Aids no país, com 9 óbitos por 100 mil habitantes, enquanto a média nacional é de 4,8 óbitos.
– A taxa de infeção de HIV em gestantes também é a maior do Brasil, com 9,5 casos para cada 1 mil nascidos vivos, sendo em 2,8 o indicador nacional.
– 2ª maior taxa de Aids do Brasil em menores de 5 anos, com 6 casos para cada 100 mil habitantes, enquanto a média nacional são 2 casos para essa população.

Sífilis
– 2ª maior taxa de detecção de sífilis adquirida no país, com 116 casos por 100 mil habitantes, enquanto o indicador nacional é de 58.
– 3ª maior taxa de incidência de sífilis congênita em menores de 1 ano de idade, com 14,2 casos a cada 1 mil nascidos vivos, quando a taxa brasileira é 8,6.
– 5ª maior taxa de sífilis em gestantes, com 25 casos por 1 mil nascidos vivos, sendo a média nacional em 17 por 1 mil nascidos.

Tuberculose
– 7ª maior incidência de tuberculose no país, com 42 casos por 100 mil habitantes, enquanto a média nacional é de 36 para a mesma população.
– 13% das pessoas abandonam o tratamento durante o processo.
– 65% de taxa de cura para casos novos, sendo que a Organização Mundial da Saúde preconiza uma taxa de 85% para o controle da doença.
– Coinfecção com a tuberculose é a principal causa de morte entre as pessoas vivendo com HIV/Aids.

Hepatites
– Maior taxa de incidência no país de hepatite C, com 46 casos por 100 mil habitantes, quando o indicador brasileiro é de 11,4 casos para a mesma população.
– No RS, 11% dos casos apresentam coinfecção com HIV.

Fonte: Secretaria Estadual da Saúde

Município de São Borja premiado no 31° Congresso do COSEMS em Bento Gonçalves

Premiação categoria Experiências Exitosas de Âmbito Regional – 1° lugar. Trabalho apresentado: “Educação em Saúde Entre as Fronteiras do Mercosul como Fonte de Rastreamento de ISTs – Infecções Sexualmente Transmissíveis”.

Os resultados demonstraram que devemos ter um olhar mais cuidadoso nas fronteiras e principalmente com os caminhoneiros de longa distância pois possuem informações básicas e algumas desatualizadas sobre o assunto e a parte de promoção da saúde não chega até  eles por falta de acessibilidade do local da promoção e também sua ocupação e meios de trabalho impossibilitam sua busca pelos testes rápidos e outros serviços de saúde.

Sendo que o papel do profissional caminhoneiro de longa distância é de importância integral na vida de todo cidadão, pois são eles que transportam a matéria prima que fornecerá todo nosso subsídio para a vida, desde um simples refrigerante até um medicamento ou equipamento complexo, se torna importante criar uma política pública  de saúde que permita a integralidade e equidade nas fronteiras brasileiras para este fim.

O trabalho foi elaborado, escrito e tabelado por Lucile Félix e a coleta dos dados realizado in loco pela equipe do SAE – Serviço de Atendimento Especializado, Atenção Básica e Equipe de Redução de anos sob a supervisão do enfermeiro Glauber Marques.

Tratou-se de uma experiência exitosa, onde houve a participação integrada do SAE, Equipe de Redução de Danos e Atenção Básica, na qual foram ofertadas rodas de conversa como forma de abordagem do assunto sobre IST/Aids, entrega de informativos, preservativos e testagem rápida de sífilis, Hepatite B e C e Hiv/aids.
Relato por Lucile Félix – Coordenadora da Atenção Básica em Saúde de São Borja.

PARABENIZAMOS O MUNICÍPIO PELA PREMIAÇÃO E PELO ÓTIMO TRABALHO REALIZADO!

ABIA divulga programação completa do 2º Seminário Aprimorando III em Porto Alegre

A 2ª edição Seminário de Capacitação em HIV – Aprimorando III sobre “Estigma, Pânico Moral e Violência Estrutural”, em Porto Alegre (RS), reunirá especialistas,  sociedade civil organizada e ativistas, entre outros, durante três dias de debates e reflexões. O evento é aberto ao público, mas estará sujeito à lotação.

A ABIA  não se responsabilizará pelas despesas com transporte e alimentação (exceto para quem foi aprovado no processo seletivo de bolsas para as Regiões Sul e Sudeste, menos Porto Alegre). O seminário terá transmitido online e os links serão divulgados em breve no site e redes sociais da ABIA .

Mais informações em: encurtador.com.br/gjqMN

Confira a programação completa:

Prevenção ao HIV/AIDS no Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7 de abril, foi comemorado dia 11 no Centro Administrativo Fernando Ferrari com uma série de atividades alusivas a esse dia. 

Oferecidas na parte externa e interna do prédio, as atividades variaram entre Chute de bola ao gol, Yoga, Rodas de Conversa, Prevenção a Acidentes Tóxicos, Agrotóxicos e Saúde Pública, Plantas Medicinais, Práticas Interativas, Tabagismo, Alimentação e Nutrição, Estilo de Vida Saudável e Prevenção ao HIV/AIDS.

Foto: Neusa Jerusalém

No estande de Prevenção ao HIV/AIDS tivemos a distribuição de preservativos e gel lubrificante, folders de campanhas e materiais informativos sobre formas de prevenção, Profilaxia Pós Exposição (PEP) e Profilaxia Pré-exposição (PrEP).

A Mostra Fotográfica da fotógrafa “Mariana Leal”, intitulada  “Para Além dos Muros”, também fez parte deste dia e tem o objetivo de mostrar a força das pessoas vivendo com HIV/Aids enquanto enfrentam seus medos, dificuldades, do estigma e da discriminação. 

Foto: Neusa Jerusalém

O evento foi promovido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), em união com a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), por meio dos programas de Saúde do Servidor (Proser).

Fonte: Secretaria da Saúde

Dia Mundial da Saúde – 2019

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, a Secretaria da Saúde em parceria com a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, oferecem na quinta-feira, dia 11, algumas atividades relacionadas a este dia.

As atividades serão realizadas no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre. Segue abaixo a programação (com possibilidade de mudanças):

RODAS DE CONVERSA

9h às 10h: Uso de Agrotóxico (Cevs)

Bióloga Sílvia Medeiros Thaler

Sala de Reunião Daha – 4 º Andar

9h30 às 10h: Auriculoterapia – Enfase em estresse e ansiedade (Proser)

Rosane Schmiedt

Sala de Reunião Assteplan – 6 º Andar

10h às 11h: IST e Saúde da Mulher

Sala de Reuniões Dgti – 5 º andar

10h às 11h: Auriculoterapia – Aplicação (Proser/HSP)

Rosane Schmiedt

Sala de Reunião Assteplan – 6 º Andar

10h30 às 12h: Cessação de Tabagismo (Proser , HPSP, Cevs)

Adriana Leopoldino

Sala de Reuniões Gabinete Direção Geral – 5 º andar

14h às 15h: Plantas Alimentares Não Convencionais (Pancs)

Alexandre Gamba (ESP)

Sala de Reunião Assteplan – 6 º Andar

14h às 15h: Cuidados na Gestação (PIM)

Letícia Ratkiewicz Boeira

Sala de Reunião Daha – 4 º Andar

OFICINAS

9h30 às 10h30: Avaliação de Carga de Trabalho (Proser/DRH)

Miriane Oliveira, Andressa Prestes

Sala de Reuniões Gabinete Direção Geral – 5 º andar

10h30 às 16h: Relógio Biológico – Arranjo Produtivo Local (APL)

11h às 11h30: Orientação do Uso do Relógio Biológico

Sílvia Czermainski

Corredor de Acesso ao Auditório do Caff

Continue lendo

Abertas as inscrições para seminários de capacitação em temas atuais sobre HIV/Aids

Os eventos são promovidos pela ABIA, com apoio do DIAHV, e ocorrem entre maio e agosto no Rio de Janeiro e em Porto Alegre

A Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (ABIA) está promovendo seminários de capacitação nas regiões Sul e Sudeste do Brasil entre os meses de maio e agosto. O objetivo é abordar algumas das principais áreas de atividades relacionadas ao HIV e AIDS no país, por meio de uma metodologia dinâmica e interdisciplinar com o intuito de favorecer a discussão. Cada seminário reunirá gestores, profissionais de saúde, pesquisadores e representantes de ONGs, redes e movimentos que atuam com a pauta do HIV/AIDS.

A série de seminários faz parte do projeto Aprimorando o Debate III da ABIA e conta com apoio do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV) da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Os eventos consistem em uma capacitação avançada sobre os temas abordados para atualização de profissionais, gestores e atores da sociedade civil organizada.

Em Porto Alegre teremos o II Seminário de Capacitação com o tema “Estigma, Pânico Moral e Violência Estrutural” que ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de maio e também o  IV Seminário de Capacitação com o tema “Assistência e Linhas de Cuidados” e ocorrerá nos dias 21, 22 e 23 de Agosto.

Para se inscrever basta clicar AQUI

Os seminários serão transmitidos online e seus link divulgados no Facebook e no site www.abiaids.org.br.

Fonte: Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/AIDS e das Hepatites Virais