Município de São Borja premiado no 31° Congresso do COSEMS em Bento Gonçalves

Premiação categoria Experiências Exitosas de Âmbito Regional – 1° lugar. Trabalho apresentado: “Educação em Saúde Entre as Fronteiras do Mercosul como Fonte de Rastreamento de ISTs – Infecções Sexualmente Transmissíveis”.

Os resultados demonstraram que devemos ter um olhar mais cuidadoso nas fronteiras e principalmente com os caminhoneiros de longa distância pois possuem informações básicas e algumas desatualizadas sobre o assunto e a parte de promoção da saúde não chega até  eles por falta de acessibilidade do local da promoção e também sua ocupação e meios de trabalho impossibilitam sua busca pelos testes rápidos e outros serviços de saúde.

Sendo que o papel do profissional caminhoneiro de longa distância é de importância integral na vida de todo cidadão, pois são eles que transportam a matéria prima que fornecerá todo nosso subsídio para a vida, desde um simples refrigerante até um medicamento ou equipamento complexo, se torna importante criar uma política pública  de saúde que permita a integralidade e equidade nas fronteiras brasileiras para este fim.

O trabalho foi elaborado, escrito e tabelado por Lucile Félix e a coleta dos dados realizado in loco pela equipe do SAE – Serviço de Atendimento Especializado, Atenção Básica e Equipe de Redução de anos sob a supervisão do enfermeiro Glauber Marques.

Tratou-se de uma experiência exitosa, onde houve a participação integrada do SAE, Equipe de Redução de Danos e Atenção Básica, na qual foram ofertadas rodas de conversa como forma de abordagem do assunto sobre IST/Aids, entrega de informativos, preservativos e testagem rápida de sífilis, Hepatite B e C e Hiv/aids.
Relato por Lucile Félix – Coordenadora da Atenção Básica em Saúde de São Borja.

PARABENIZAMOS O MUNICÍPIO PELA PREMIAÇÃO E PELO ÓTIMO TRABALHO REALIZADO!

ABIA divulga programação completa do 2º Seminário Aprimorando III em Porto Alegre

A 2ª edição Seminário de Capacitação em HIV – Aprimorando III sobre “Estigma, Pânico Moral e Violência Estrutural”, em Porto Alegre (RS), reunirá especialistas,  sociedade civil organizada e ativistas, entre outros, durante três dias de debates e reflexões. O evento é aberto ao público, mas estará sujeito à lotação.

A ABIA  não se responsabilizará pelas despesas com transporte e alimentação (exceto para quem foi aprovado no processo seletivo de bolsas para as Regiões Sul e Sudeste, menos Porto Alegre). O seminário terá transmitido online e os links serão divulgados em breve no site e redes sociais da ABIA .

Mais informações em: encurtador.com.br/gjqMN

Confira a programação completa:

Prevenção ao HIV/AIDS no Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7 de abril, foi comemorado dia 11 no Centro Administrativo Fernando Ferrari com uma série de atividades alusivas a esse dia. 

Oferecidas na parte externa e interna do prédio, as atividades variaram entre Chute de bola ao gol, Yoga, Rodas de Conversa, Prevenção a Acidentes Tóxicos, Agrotóxicos e Saúde Pública, Plantas Medicinais, Práticas Interativas, Tabagismo, Alimentação e Nutrição, Estilo de Vida Saudável e Prevenção ao HIV/AIDS.

Foto: Neusa Jerusalém

No estande de Prevenção ao HIV/AIDS tivemos a distribuição de preservativos e gel lubrificante, folders de campanhas e materiais informativos sobre formas de prevenção, Profilaxia Pós Exposição (PEP) e Profilaxia Pré-exposição (PrEP).

A Mostra Fotográfica da fotógrafa “Mariana Leal”, intitulada  “Para Além dos Muros”, também fez parte deste dia e tem o objetivo de mostrar a força das pessoas vivendo com HIV/Aids enquanto enfrentam seus medos, dificuldades, do estigma e da discriminação. 

Foto: Neusa Jerusalém

O evento foi promovido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), em união com a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), por meio dos programas de Saúde do Servidor (Proser).

Fonte: Secretaria da Saúde

Dia Mundial da Saúde – 2019

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, a Secretaria da Saúde em parceria com a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, oferecem na quinta-feira, dia 11, algumas atividades relacionadas a este dia.

As atividades serão realizadas no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre. Segue abaixo a programação (com possibilidade de mudanças):

RODAS DE CONVERSA

9h às 10h: Uso de Agrotóxico (Cevs)

Bióloga Sílvia Medeiros Thaler

Sala de Reunião Daha – 4 º Andar

9h30 às 10h: Auriculoterapia – Enfase em estresse e ansiedade (Proser)

Rosane Schmiedt

Sala de Reunião Assteplan – 6 º Andar

10h às 11h: IST e Saúde da Mulher

Sala de Reuniões Dgti – 5 º andar

10h às 11h: Auriculoterapia – Aplicação (Proser/HSP)

Rosane Schmiedt

Sala de Reunião Assteplan – 6 º Andar

10h30 às 12h: Cessação de Tabagismo (Proser , HPSP, Cevs)

Adriana Leopoldino

Sala de Reuniões Gabinete Direção Geral – 5 º andar

14h às 15h: Plantas Alimentares Não Convencionais (Pancs)

Alexandre Gamba (ESP)

Sala de Reunião Assteplan – 6 º Andar

14h às 15h: Cuidados na Gestação (PIM)

Letícia Ratkiewicz Boeira

Sala de Reunião Daha – 4 º Andar

OFICINAS

9h30 às 10h30: Avaliação de Carga de Trabalho (Proser/DRH)

Miriane Oliveira, Andressa Prestes

Sala de Reuniões Gabinete Direção Geral – 5 º andar

10h30 às 16h: Relógio Biológico – Arranjo Produtivo Local (APL)

11h às 11h30: Orientação do Uso do Relógio Biológico

Sílvia Czermainski

Corredor de Acesso ao Auditório do Caff

Continue lendo

Abertas as inscrições para seminários de capacitação em temas atuais sobre HIV/Aids

Os eventos são promovidos pela ABIA, com apoio do DIAHV, e ocorrem entre maio e agosto no Rio de Janeiro e em Porto Alegre

A Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (ABIA) está promovendo seminários de capacitação nas regiões Sul e Sudeste do Brasil entre os meses de maio e agosto. O objetivo é abordar algumas das principais áreas de atividades relacionadas ao HIV e AIDS no país, por meio de uma metodologia dinâmica e interdisciplinar com o intuito de favorecer a discussão. Cada seminário reunirá gestores, profissionais de saúde, pesquisadores e representantes de ONGs, redes e movimentos que atuam com a pauta do HIV/AIDS.

A série de seminários faz parte do projeto Aprimorando o Debate III da ABIA e conta com apoio do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV) da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Os eventos consistem em uma capacitação avançada sobre os temas abordados para atualização de profissionais, gestores e atores da sociedade civil organizada.

Em Porto Alegre teremos o II Seminário de Capacitação com o tema “Estigma, Pânico Moral e Violência Estrutural” que ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de maio e também o  IV Seminário de Capacitação com o tema “Assistência e Linhas de Cuidados” e ocorrerá nos dias 21, 22 e 23 de Agosto.

Para se inscrever basta clicar AQUI

Os seminários serão transmitidos online e seus link divulgados no Facebook e no site www.abiaids.org.br.

Fonte: Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/AIDS e das Hepatites Virais