Município de São Borja premiado no 31° Congresso do COSEMS em Bento Gonçalves

Premiação categoria Experiências Exitosas de Âmbito Regional – 1° lugar. Trabalho apresentado: “Educação em Saúde Entre as Fronteiras do Mercosul como Fonte de Rastreamento de ISTs – Infecções Sexualmente Transmissíveis”.

Os resultados demonstraram que devemos ter um olhar mais cuidadoso nas fronteiras e principalmente com os caminhoneiros de longa distância pois possuem informações básicas e algumas desatualizadas sobre o assunto e a parte de promoção da saúde não chega até  eles por falta de acessibilidade do local da promoção e também sua ocupação e meios de trabalho impossibilitam sua busca pelos testes rápidos e outros serviços de saúde.

Sendo que o papel do profissional caminhoneiro de longa distância é de importância integral na vida de todo cidadão, pois são eles que transportam a matéria prima que fornecerá todo nosso subsídio para a vida, desde um simples refrigerante até um medicamento ou equipamento complexo, se torna importante criar uma política pública  de saúde que permita a integralidade e equidade nas fronteiras brasileiras para este fim.

O trabalho foi elaborado, escrito e tabelado por Lucile Félix e a coleta dos dados realizado in loco pela equipe do SAE – Serviço de Atendimento Especializado, Atenção Básica e Equipe de Redução de anos sob a supervisão do enfermeiro Glauber Marques.

Tratou-se de uma experiência exitosa, onde houve a participação integrada do SAE, Equipe de Redução de Danos e Atenção Básica, na qual foram ofertadas rodas de conversa como forma de abordagem do assunto sobre IST/Aids, entrega de informativos, preservativos e testagem rápida de sífilis, Hepatite B e C e Hiv/aids.
Relato por Lucile Félix – Coordenadora da Atenção Básica em Saúde de São Borja.

PARABENIZAMOS O MUNICÍPIO PELA PREMIAÇÃO E PELO ÓTIMO TRABALHO REALIZADO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *