Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis

Novo Protocolo de IST atualiza condutas e tem pela primeira vez capítulo sobre saúde sexual.

Objetivo é facilitar a conduta dos profissionais de saúde para o cuidado integral das pessoas com infecções sexualmente transmissíveis.

Unidades Dispensadoras de Medicamentos Antirretrovirais (ARV)

Os medicamentos antirretrovirais impedem a multiplicação do vírus no organismo, ajudando a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico. Por isso, seu uso é fundamental para aumentar o tempo e a qualidade de vida de quem tem aids.

Visualize abaixo as unidades:

Direitos das Pessoas Vivendo com HIV

Em 1989, profissionais da saúde e membros da sociedade civil criaram, com o apoio do Departamento de IST, AIDS e Hepatites Virais, a Declaração dos Direitos
Fundamentais da Pessoa Portadora do Vírus da AIDS. O documento foi aprovado no Encontro Nacional de ONGs que Trabalham com AIDS (ENONG), em Porto Alegre.

Confira o documento abaixo:

Mais informações em: aids.gov.br

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de Risco à Infecção pelo HIV

Este documento tem o objetivo de instituir o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de risco à infecção pelo HIV. A PrEP consiste no uso de antirretrovirais (ARV) orais para reduzir o risco de adquirir a infecção pelo HIV e se insere como uma estratégia adicional de prevenção disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de reduzir a transmissão do HIV e contribuir para o alcance das metas relacionadas ao fim da epidemia.

Fonte: aids.gov.br/pt-br